Saiba Por Que O Hipotireoidismo Engorda

hipotireoidismoSaiba por que esta doença que desperta curiosidades e duvidas de muitos, engorda. Veja nesta matéria os fatores que levam a pessoa com hipotireoidismo sofrer com o ganho de peso.

A tireoide fica localizada na região anterior do pescoço, e quando a sua produção hormonal é reduzida por uma doença geralmente ocorrida nela mesma, pode ocasionar o bócio (ou papo), deixando o metabolismo mais lento, o propulsor energético do organismo.

Isto reduz a queima calórica, trazendo menor queima de gordura, além de reduzir o metabolismo do fígado fazendo acumular colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. Por isso aumenta o risco de obesidade, infartos e derrames, caso não seja reposto o hormônio tireoidiano em tempo adequado.

SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO

O hipotireoidismo causa a diminuição da função de alguns órgãos do corpo, como os rins, que por sua vez ocasionam inchaço, sensação de fadiga, lentidão na voz.

Também a infiltração dos músculos e da pele com proteínas anormais, gerando espessamento corpóreo, causando dor muscular.

A redução da sudorese (pele seca) e da termogênese (pele fria) determina características estéticas bastante desagradáveis.

Como todos estes sintomas geram muito desconforto é comum os pacientes, normalmente mulheres, especialmente no pós- parto e na menopausa, evoluírem com depressão e queixas de baixa concentração, memória ruim, baixo desejo sexual e até mesmo sensação de menopausa precoce.

O tratamento do hipotireoidismo é feito por meio de medicação, caso você tenha alguns desses sintomas, não perca tempo e procure o médico o mais rápido possível para os possíveis diagnósticos e tratamento imediato.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, gostaria de ler sobre sua opinião…

Conheça O Ebook Oficial Do Blog Que Ensina Os Segredos De Quem Emagrece E Se Mantém Magro(a) Para Sempre…

20 opiniões sobre “Saiba Por Que O Hipotireoidismo Engorda”

  1. Olá, eu era linda e magra!
    Agora fiquei gorda e não estou feliz comigo mesmo, tomo o remédio certinho, mais não resolve muito, mal como e engordo com facilidade!
    Sei que ser magra não é tudo, mais ser gordinha para a nossa sociedade significa ser descriminada de tudo :( torço por todos vocês amigos!

  2. Olá, tenho hipotiroidismo,por retirada da tireoide,estou super triste,pois não estou cnseguindo controlar as mnhas taxas hormonais.Bem com isso sinto-me enorme,fico muito ichada algumas vezes não consigo colocar os pés no chão.Comecei um novo tratamento.Vamos ver com vou me sair.
    Procuro já algum tempo uma orientação alimentar que seja direncionada para o meu problema,mas não consegui.
    Procuro ajuda,caso possa ,ficarei feliz.
    Abraços
    Helen

  3. Eu tenho A Hipo desde que nasci,genética da minha mãe.A Hipo é uma coisa muito desagradável na minha vida,mas graças a deus,eu descobri ela quando tinha apenas 4 aninhos,e hoje já está controlada,é uma coisa que me deixa com raiva é que a hipo faz você engordar de 3 a 5 quilos,Então se você acha que tem dê uma pesquisada na net e descubra mais sintomas e vá urgentemente ao endocrinologista e faça os exames que se pedir,Gente o hipotireoidismo é uma doença séria,não se brinca! Beijos pra vocês,esse blog é muito bom! Ah já quase que me esqueço um enorme beijo pra minha médica Lorrayne!

  4. LUCIANA
    tenho hipotireoidismo.
    Esse povo preguiçoso e q se alimenta MEGA mal quer colocar culpa no hipotireoidismo por estar gorda.
    o metabolismo fica mais lento sim, mas ñ a ponto de engordar 20, 30kgs, isso ai são pessoas sedentarias q comem um monte de porcarias e vem falando besteira, o hipo engorda no maxino 4, a 5 kg o mais é baléla de preguiçoso.
    comece a medicação com orientação médica e continua sedentario e comendo porcariass pra ver se ele vai te emagrecer.

  5. Olá Luciana agradeço pelo seu comentário,

    Com toda a certeza o sedentarismo atrapalha aquelas pessoas
    que sofrem com o hipotiroidismo, mas há casos de pessoas que não
    conseguem perder peso, nestes casos deve-se fazer um tratamento
    mais intensificado.

    Parabéns pela sua visão Luciana!

  6. tenho problema de hipotireoidismo , tomei o medicamento(PURAN T4-DE LEVOROTIXINA), que o médico passou para que eu tomasse, me senti bem melhor ,fiz novos exames e o médico disse que havia voltado ao normal.

  7. eu estou com papo no pesco e eu achava que era porque eu engordei muito de uma hora pra outra…mas agora que eu vi esse blog vou procurar um medico para ver se eu tenho isso

  8. Olá agradeço pelo seu comentário.

    A melhor coisa a fazer neste momento é procurar a ajuda de um especialista, somente ele saberá passar os diagnósticos necessários, para afirmar se realmente está passando por esta dificuldade.

  9. É claro que com o tratamento adequado da doença se volta ao peso normal, uma vez que o metabolismo também regulariza, assim como as demais funções do organismo. A alimentação e os exercicios apenas irão ajudar nesse processo!!!

  10. DESCOBRI AGORA Q TENHO ESSA DOENÇA ESPERO CONSEGUIR FAZER O TRATAMENTO CERTINHO POIS EU JÁ NÃO ESTOU BEM A UNS 2 ANOS E SÓ ENGORDANDO E FICANDO MAIS TRISTE E QUERENDO FICAR SOZINHA ESTOU TOMANDO O REMEDIO A UNS 8 DIAS JA ESTOU COMEÇANDO A ME SENTIR MELHOR ESPERO MELHORAR MAIS POIS QUERO ENVELHESER BEM POIS JA TENHO 52 ANOS Q OS CIENTISTAS CONSIGAM DESCOBRIR ALGUMA COISA Q POSSA SER MELHOR O Q OS MEDICAMENTOS DE HOJE SORTE PARA TODOS NÓS E TEMOS ISSO E SABEMOS COMO É DIFICIL.

  11. Meu recado vai principalmente para os jovens. Procurem mais informaçoes e se preciso for consultem outros médicos. Não se acomodem e não desistam. Engordar é muito ruim, principalmente porque vivemos na era dos magros e sarados. A sociedade irá nos cobrar, mas o importante é descobrirmos uma forma de emagrecer porque engordar nos prejudica, mas principalmente despertar para coisas que nos trazem felicidade. Existem muitas formas de nos exercitarmos, tenho certeza que cada unm poderá descobrir a sua. Além disso, não se isolem, vivam intensamente sua família, seus amigos e amores. Temos que nos amar e isso vai ser determinante em tudo que fizermos. Boa sorte à todos. Marise Fernandes

  12. Boa tarde,faço tratamento à 1 ano e meio,apresentei no início o hipertireidismo,tomei o iodo,e agora foi transformada para hiportireoidismo,segundo minha médica seria melhor para tratá-la.Engordei 10kg em 5 meses,comecei tomar levotiroxina 150 à 10 dias,me sinto melhor,espero que logo,volte minha disposiçao para viver saldável.Me ajudou muito lendo seu blog.

  13. Desde novembro, que tirei todo carboidrato, não como arroz, feijão,pão,massas em geral, devez em qdo, como alguma bolachinha e paozinho. No primeiro mês perdi quase 4 kg.Agora parei nisso, não estou engordando, mas também,não estou emagrecendo como queria.

  14. ENGORDEI 20 KLS COM ESSA DOENÇA E SOFRO MUITO COM OS SINTOMAS , DEMORI 2 ANOS PARA DESCOBRIR E LOGO QUE DESCOBRI ENGRAVIDEI DA MINHA FILHA E HOJÊ ELA TEM 9 MESÊS E COMECEI O TRATAMENTO A 2 MESES ,MAIS Ñ PERCEBI MELHORAS AINDA

  15. Agradeço pelos muitos comentários,

    Essa incrível troca de experiências de pessoas que vivenciam os mesmos problemas, agrega e muito o nosso blog.
    A dificuldade para se tratar com excesso de peso realmente é grande, mas com força de vontade, determinação, auto estima e um bom acompanhamento médico os levará a resultados positivos e satisfatórios.

    Sucesso a todos e todas!
    Desistir JAMAIS :)

  16. Vai ser grande o texto. Agradeço aos que se derem ao trabalho de ler.

    Eu tenho Hipotireoidismo e também engordei, mas você não engorda SÓ pela doença. Não adianta colocar a culpa toda nela.

    E nem adianta acreditar que, ao iniciar o tratamento vai perder o peso que ganhou, porque não vai.

    O tratamento é simples: comprimido com o hormônio, em jejum (e você só poderá comer quaquer coisa, no mínimo 30 minutos após tomar o comprimido). Eu o tomo sempre às 6h da manhã. E É PARA A VIDA TODA.

    A cada dois meses faço o exame para ver a taxa para ver se a dosagem está correta. Se houver alteração, aumenta a dose. Atualmente a minha dose do comprimido é de 38mcg.

    Hipotireoidismo muitas vezes é hereditário. Meus pais não têm, mas minha avó tem. Quando ela foi diagnosticada, toda a minha família fez o exame para ver se tinha também. Eu fui a sorteada ¬¬

    Após iniciar o tratamento me senti menos sonolenta, mais disposta, minhas unhas ficaram mais fortes e meus cabelos também ficaram mais fortes e pararam de cair/quebrar.

    Eu perdi peso depois de iniciar o tratamento (9Kg), mas foi porque fiquei mais disposta e fui fazer exercícios, entrei na dieta e o meu metabolismo (agora normal) me ajudou a emagrecer. Porém engordei tudo de novo quando voltei a ter os hábitos que tinha de alimentação e SEM FAZER EXERCÍCIO.

    Esse ano, reiniciei a dieta (depois de ter atingido o peso mais alto de toda a minha vida e de estar me sentindo horrível). Voltei a fazer caminhadas e em breve começarei a malhar.

    Já perdi quase 14Kg, mas ainda tenho um longo caminho.

    Não adianta colocar a culpa na doença. Hipotireoidismo deixa você viver normalmente. Só precisa tomar o remédio. Nada muda em sua rotina. E Tomar o remédio não vai fazer você perder peso se continuar parado e não fizer dieta.

    1. concordo com vc. não podemos culpar somente a doença. tambem tomo puran t4 ha 4 anos. comecei com 38mcg hoje tomo 200mcg. so agora perdi 3kg fazendo caminhadas de 1h diaria

  17. olá
    Tenho 16 anos e desde os 11 eu tomo remédio todo dia de manhã, como a karla afirmou. Concordo com ela em dizer que desde então me sinto mais disposta a fazer exercícios, não consigo ficar parada! mas dai já é mais parte da minha pessoa. Eu aconselho todos que estão lendo a fazerem exames a cada 6 meses para verificar se está tudo normal no organismo, beijos e se cuidem

  18. Boa tarde Karla

    Parabéns pela sua disposição, 1° por escrever sua história para os leitores e 2° porque vemos que você é uma pessoa determinada e cheia de vida.

    Isto que chamamos de auto estima, Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>